terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Poder da Linhaça



Rica em fibras e minerais, a linhaça também é fonte de ácidos graxos ômega-3 (semelhantes aos achados nos peixes gordos). Tem efeito anti-inflamatório, ativa o intestino, melhora a pressão arterial e ajuda a regularizar as taxas de colesterol. Segundo um grande estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, em 2009, ela derruba o LDL, colaborando para evitar as temidas obstruções nas artérias. Também são descritos benefícios adicionais para o sexo feminino: atenua a retenção de líquidos típica do período pré-menstrual e tem se revelado promissora na prevenção do câncer de mama.

Modo de usar: jogue a linhaça sobre as folhas da salada, misture ao arroz ao montar seu prato ou bata no liquidificador com os ingredientes da vitamina na hora do lanche, sucos, frutas, iogurtes, sopas, no preparo de pães, biscoitos, bolos ou até no prato de comida.  O importante é consumir de 2 a 3 colheres (sopa) ao dia.

É importante tritura-la no liquidificador antes de ingerir, pois assim é melhor aproveitada pelo corpo.

Boa pedida para entrar em forma
Por ser nutritiva, ter baixas calorias e fornecer óleos saudáveis, a linhaça está conquistando lugar de honra nas dietas de emagrecimento – lembre-se que eliminar os quilos a mais é outro jeito eficaz de defender o coração. Seus celebrados ácidos graxosômega-3 favorecem a queima de gordura. Isso evita que os excessos se depositem sobretudo no abdomem , causando a famosa barriguinha de chope, que incomoda não só pela estética, mas por armazenar o tipo de gordura mais prejudicial ao coração: o que tende a ocupar o interior das vísceras e entupir as artérias. Estudos efetuados por nutricionistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) verificaram que o consumo de 30 g de farinha de linhaça (4 colheres das de sopa) no café da manhã por três meses estimulou a perda de peso por mulheres obesas. O efeito foi atribuído ao teor elevado de fibras, que aumentam a saciedade, somado à presença de compostos que diminuem o apetite. E para completar, as voluntárias ainda tiveram quedas expressivas nas concentrações do mau colesterol (LDL).


Segue abaixo 16 benefícios da Linhaça:

1- A linhaça é um dos alimentos funcionais, pois contém Ômega 3, Fibras e Lignana;
2- O Ômega 3 é uma gordura insaturada, que mantém um coração saudável;
3- O consumo de linhaça reduz o colesterol total e a pressão arterial;
4- A Lignana presente na linhaça atua na diminuição dos sintomas da TPM;
5- Suas fibras auxiliam na regularização do intestino e no controle de peso;
6- Tem efeito anti inflamatório, e pode ser usada no tratamento de artrite e dermatite;
7- Reforça o sistema imunológico;
8- Auxilia no tratamento contra a depressão;
9- Melhora as funções mentais de idosos e de pessoas com problemas do tipo esquizofrenial
10- Previne demência e Alzheimer;
11- Importante na manutenção da saúde óssea;
12- Reduz o risco de câncer hormônio dependente;
13- Aumenta a saciedade por um longo período de tempo;
14- Previne o câncer coloretal;
15- Diminui o risco de diabetes, controlando as taxas de glicose sanguíneas;
16- É fonte de vitamina E, poderoso antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário