quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Café...A-D-O-R-O!!!

Bah que dia lindo hj...pela manhã durante o trajeto p/ trabalho o sol raiando e animando o dia, o que já ajuda a despertar e mandar a preguiça embora, mas claro que para completar e deixar a bobeira de lado um bom café faz a diferença...como acordo bem cedo, antes de sair de casa tomo apena um nescau bebido, mas assim que chego no trabalho não fico sem um café preto para despertar de vez!Mas falando sobre café preto, normalmente escuto a maioria das pessoas falando que faz mal e tal...meu chefe é um que diz que é um veneno...

Então hj resolvi postar algo sobre essa bebida maravilhosa – o CAFÉ, sou consumidora diária de café, seja ele café preto simples, café pingado (café preto simples + leite), Cappuccino, Mocha e demais versões...só não me agrada muito o café solúvel.

Muitos não sabem, mas o café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, no entanto, apesar de ser uma das bebidas mais consumidas e conhecidas, há muitos mitos que rondam o café preto. Ou seja, quem nunca ouviu aquele papo de que tomar o café preto todos os dias pode fazer mal a saúde? Algo a ressaltar sobre este mito é que a falta de informação faz com que as pessoas saiam falando por aí o que acreditam ser ou que já havia dúvida, desta forma, as informações que circulam na rede em relação ao café foram divulgadas por um estudo feito por pesquisadores, mas foram utilizados cápsulas de cafeína pura e não o café preto. Desta forma, o que faz mal ingerir todos os dias é a cafeína pura e não o café, bebida que possui uma pequena quantidade de cafeína quando comparada a uma capsula, por exemplo. A cafeína é um elemento prejudicial a saúde, a qual pode resultar no aumento da pressão arterial e também no aumento da frequência dos batimentos cardíacos, mas para que estes problemas comecem a aparecer é preciso que seja ingerida uma grande quantidade de cafeína, algo que não acontece com uma ou duas xícaras de café diariamente.

Para se ter uma ideia, a composição química do café conta com apenas 2% de cafeína, e de acordo com alguns estudos, o consumo diário moderado pode sim fazer bem a saúde, ao contrário do que muitos dizem por aí. Em relação as alguns estudos realizados com o café informam que esta bebida pode prevenir o aparecimento de determinados tipos de cânceres, como do reto e do cólon, além de doenças neurológicas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkison. Já outros estudos feitos com o café mostraram que bebida possui relação com a diabetes e doenças cardiovasculares, no entanto, em certas situações o café pode fazer mal, principalmente quando consumido em excesso. Assim, para que sejam evitados problemas devido a ingestão do café é necessário que seu consumo seja necessário, sendo que de acordo com especialistas é indicado que a ingestão de café não ultrapasse quatro xícaras grandes diárias para um adulto, aproximadamente 600ml de café, o equivalente a doze xícaras pequenas.

O seu efeito contrário, ou seja, maléficos são resultantes da ingestão em excesso, o que pode representar uma ameaça à saúde, já que pode desenvolver dependência, úlceras e insônia. Agora que você já sabe quais são os benefícios  e até mesmo quando os benefícios se tornam malefícios, procure a analisar a sua ingestão de café preto diário, ou seja, caso esteja abusando desta bebida, procure se controlar. Já se percebe que as vantagens são várias, procure consumir mais o cafezinho preto, e para tomar gosto pela bebida, nada de misturar ao leite, procure tomar um cappuccino, por exemplo. Delicie-se!

Reportagem: www.situado.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário